Essa pergunta é muito interessante principalmente porque é novo no Brasil o uso de sistemas integrados.

 

 

O que é um SGI?

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por determinada organização (empresa), com o fim de organizar, programar e implantar suas políticas, para fim de atingir seus objetivos de forma eficiente. Normalmente mais eficiente do que por meios de múltiplos sistemas de gestão.

As principais vantagens de um sistema SGI na segurança do trabalho

A integração de seve ao fato de ajuntar e gerir tudo em uma mesma perspectiva seja fazendo uso de software ou mesmo manualmente.

NO BRASIL TEM SGI?

No campo de segurança do trabalho infelizmente não temos norma de gestão de segurança genuinamente brasileira. Isso não inviabiliza a implantação já que podemos usar com muito sucesso ferramentas gringas.

O QUE É IMPORTANTE

Já que estamos em um site de segurança do trabalho, em primeiro lugar é preciso conhecer os requisitos da norma internacional que rege a certificação na área de segurança do trabalho, até então, a norma britânica OHSAS 18001–> futura ISO 45001.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Após conhecer os requisitos da norma deve-se implantar o sistema, pode ser usar como base o ciclo PDCA igualmente aos sistemas ISO.

Após o processo de conhecimento, avaliação e implementação do sistema, devem ser feito auditorias internas, para se constatar se realmente o sistema está “rodando” ou se precisa de ajustes.

Após o processo de auditoria interna, se contrata outra auditoria externa para auditar o sistema, e assim, verificar se o sistema atende aos padrões internacionais com base na norma (que se pretende certificar), então a empresa recebe a certificação.

Esse processo até o efetivo recebimento da certificação normalmente é trabalhoso. Algumas empresas trabalham anos até se verem prontas a solicitar a auditoria para certificação. Outras, mesmo depois de solicitar, trabalham meses para adequar as exigências do órgão (empresa) certificador.

AS PRINCIPAIS CERTIFICAÇÕES PARA EMPRESAS BRASILEIRAS

A principal certificação normalmente é a que seu parceiro de negócios exige ou a que é importante para seu negócio. Se a empresa “a” quer trabalhar com a empresa “b”, mas a “b” só trabalha com empresas que tenha o sistema de gestão Galinha Pintadinha, Galinha Pintadinha será o principal sistema para a empresa “a”.

Isso nos prova que o mercado é importante para definir as certificações. Normalmente certificar uma empresa não é barato. Por isso, a certificação tem que ser bem estudada para determinar se é viável para o negócio ou não (se haverá retorno financeiro que a justifique).

Em se tratando de certificações existem várias! Aqui apresentaremos 4, mas, existem específicas, como por exemplo, a SASSMAQ – Segurança no Transporte de Produtos Químicos –  para o sistema de transporte, e claro, existem várias outras certificações específicas.

MINHA EMPRESA NÃO TEM SISTEMA DE GESTÃO – E AGORA?

Ainda que na empresa onde estejamos trabalhando não possua certificação OHSAS, ISO ou outras, é possível utilizar sua estrutura para gestão do nosso setor.

Abaixo um resumo de 4 certificações:

ISO 9001: a norma é um componente estratégico de uma organização que define o requisitos para o sistema de gestão de qualidade. Define inclusive, a forma de gerenciamento da empresa. O objetivo é atender melhor as necessidades do cliente.

É uma certificação aplicada em mais de 170 países no mundo. Tendo mais de um milhão de empresas certificadas e várias outras em processo de certificação.

A norma de 2015 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:

A) precisa demonstrar sua capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis dos clientes e

B) visa aumentar a satisfação do cliente através da aplicação efetiva do sistema, incluindo processos de melhoria o sistema e garantia de conformidade com o cliente e requisitos legais e regulamentares aplicáveis.

Assim como as outras apresentadas, todos os requisitos da ISO 9001: 2015 são genéricos. Se destinam a ser aplicáveis a qualquer organização (empresa), independentemente do seu tipo ou tamanho, ou dos produtos e serviços que ele fornece.

https://www.iso.org/standard/62085.html

ABNT NBR ISO 14000: especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental. Permitindo que a organização desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente, ainda, rápidas resposta às mudanças das condições de meio ambiente.

A norma leva em conta fatores ambientais influenciados pela empresa e outros que podem ser controlados por ela.

SA 8000: criada em 1989 pela Social Accountability International (SAI), afiliada ao Conselho de Prioridades Econômicas é uma norma de certificação internacional. A finalidade é incentivar a organização a aplicar e manter práticas socialmente aceitáveis nos locais de trabalho.

Uma norma que pode ser aplicada em qualquer empresa e de qualquer tamanho. A certificação é ampla e aborda principalmente aspectos do tipo, trabalho infantil, liberdade de associação e negociação coletiva (sindical), segurança e saúde no trabalho, discriminação, práticas disciplinares, tratamento ético de empregados, parceiros e outros.

http://www.sgsgroup.com.br/pt-BR/Sustainability/Social-Sustainability/Audit-Certification-and-Verification/SA-8000-Certification-Social-Accountability.aspx

OSHAS 18001: A palavra OHSAS significa: Occupational Health ans Safety Assessments Series que traduzindo seria algo como Série de Avaliações de Saúde Ocupacional e Segurança.

No Brasil é órgão certificador da OSHAS é o INMETRO.

O objetivo da OSHAS 18001 é assegurar que trabalhadores e todos que interajam com o ambiente de trabalho tenham um ambiente de trabalho o mais seguro possível. Ajudando a evitar ou minimizar efeitos de acidentes e doenças do trabalho.

Toda essa melhoria na empresa provocada pela implantação da OSHAS trás e empresa um processo de melhoria contínua no que se refere a qualidade de produtos e serviços, melhoria na imagem da empresa, aumento de produtividade e sensação de um ambiente de trabalho mais humano, seguro e harmonioso.

http://segurancadotrabalhonwn.com/riscos-na-ohsas-18001/

CONCLUSÃO

As principais vantagens de um sistema SGI na segurança do trabalho, ou seja, investir em certificações é importante para ter diferenciais competitivos perante os concorrentes alguns são, segurança e saúde no trabalho, padronização de produtos ou serviços, conquista de novos parceiros (principalmente os mais exigentes), melhor desempenho comercial, aumentar a satisfação de empregados (cliente interno) e clientes, redução de custos e mais produtividade.

É até curioso observar que as certificações apresentadas mesmo as que não tem ligação com segurança do trabalho acabam levando melhorias também para a área se segurança.

O objetivo do artigo também é instigar você a entender mais sobre o SGI (Sistemas de Gestão Integrada) as certificações, e porque não instiga-lo também a implantar itens de melhorias das normas certificadoras, mesmo de forma independente.

O bom de certificar é que além de adequar a empresa a exigências específicas a mesma passa a ter um selo (ou vários) para ostentar. Mas nada impede que possa fazer o melhor com o que você tem!

Se não tem certificado mesmo assim pode valer a pena pelo simples “prazer” de melhorar o ambiente de trabalho.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *